terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pão Integral com Painço

Estou a semanas para realizar essa receita, que certo dia, navegando em um dos meus blogs favoritos - La Cucinetta, me deparei com algo interessante, e também algo que eu nunca tinha ouvido falar - acredite se quiser - PAINÇO; o que seria painço, algum tipo de gordura, alguma farinhas em especial?

São nessas horas que percebo que não sei de nada ainda, que estou começando a aprender!
Mas... vá bem, pior que isso, foi eu deixar passar em branco, pois eu, navegando, não tive coragem, ou melhor, tive preguiça de procurar por mais informações sobre o tal do painço. E não é que no dia seguinte, comprando linhaça dourada a granel no mercado, ao lado do recipiente da linhaça, me deparo com a inscrição "Painço Nacional". Ahh! Mas não tive duvidas em levar um bocado, um tanto que desse pra eu realizar a receita do pão, pois agora pelo menos eu sabia do que se tratava, era um pequeno grãozinho, menor e mais redondo que a linhaça.


Uma semente pra ser mais exato, originária da China. Considerada uma semente muito importante como alimento humano.

a Índia a farinha de Painço também é conhecida há milênios. A semente se espalhou e passou a ser um importante cultivo na agricultura da Coréia e Japão. Cultivado atualmente em várias regiões do planeta o Painço está presente na alimentação diária nos países asiáticos. No Brasil ela é conhecida entre os passarinheiros como um alimento especial para pássaros, pois fortalece a penugem e o bico. No entanto, antes do arroz, o Painço descascado era consumido mesmo na Europa. Na dieta macrobiótica é bastante conhecido como uma semente especial, onde afirmam que mesmo cozida , permanece alcalina. É rico em fósforo, magnésio, ferro e cálcio. Excelente para combater doenças nervosas, inflamações e para favorecer o crescimento. Possui ação sobre a pele, unhas cabelos e dentes. Fácil de cozinha

o comércio pode ser encontrado em diversas cores: vermelho, amarelo, preto, verde e bege. O bege ou natural é o de maior consumo, por isso as sementes estão mais frescas e germinam bem.

Agora que sabemos um pouco mais sobre o painço, vamos a receita:


PÃO INTEGRAL COM PAINÇO - blog La Cucinetta
(do livro The Greens Cookbook, de Deborah Madison) 
Tempo de preparo: 3h30
Rendimento: 2 pães de forma

Ingredientes:
2 xic. painço em grão
1 1/4 xic. água quente, para deixar os grãos de molho
2 colh. (sopa) fermento ativo seco - ou 3 quadrados de fermento fresco
2 xic. água morna
2 colh. (sopa) mel
1 xic. farinha de trigo orgânica
6-7 xic. farinha de trigo integral
3 colh. (sopa) azeite
1 colh. (sopa) sal
1 ovo + 1 colh. (sopa) leite ou água para pincelar

Preparo:
Deixe o painço de molho na água quente (bem quente, mas não fervente, que deixaria o grão muito mole). 
Dissolva o fermento na água morna, em uma tigela BEM grande. Misture o mel, a farinha branca e 1 1/2 xic. da farinha integral. Bata vigorosamente com uma colher até obter uma massa homogênea e bem líquida. Cubra com um pano e deixe fermentar até que dobre de tamanho, uns 40 minutos. 
Passado esse tempo, misture o óleo, sal e painço, mais qualquer água que tenha restado na tigelinha dos grãos. Com uma espátula, incorpore a farinha integral, meia xícara por vez, girando a tigela como você faria ao misturar claras em neve a uma massa de bolo. Quando a massa estiver espessa demais para usar a espátula, despeje em uma bancada e sove, incorporando o restante da farinha apenas até que a massa pare de grudar em suas mãos.
Quando a massa estiver mais elástica e macia, cerca de 5-8 minutos de sova, coloque em uma tigela bem grande, untada de óleo, e gire a massa para que ela fique untada. Cubra com um pano e deixe fermentar por 45 minutos, até que dobre de tamanho. Afunde o punho na massa e deixe que cresça mais uma vez, por 35 minutos.
Divida a massa em 2 porções iguais, molde e coloque em duas formas de pão untadas. Deixe que cresçam por 25 minutos, até que dobrem de tamanho. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele a superfície dos pães com ovo batido com leite ou água e leve ao forno por 50-60 minutos, até que estejam bem dourados em cima e dos lados. Na dúvida, tire-os da forma e bata os nós dos dedos na parte debaixo. Se o som for oco, estão prontos, senão, volte-os para o forno. Deixe que esfriem completamente antes de comê-los.
Mantenha-os em sacos bem fechados, para que conservem a maciez por até 1 semana.

Meu primeiro Pão Integral com Painço
É um pão muito agradável para comer com manteiga, azeite, para fazer sanduíches e até acompanhar sopas, o painço dá uma certa crocância em todo o pão. Eu particularmente gostei muito.

Um comentário:

  1. Painço é uma pLanta da família Poaceae, como o sorgo e o arroz. É originário da África, sendo seu nome científico Panicum millaceum.

    É uma planta anual herbácea, com perfilhamento, raízes fascículadas e fo!has com ínervações paralelas. Seu porte varia de 1,00 a 1,20m de altura. Possui colmo ereto e panículas com ramificações bem anguladas(abertas). Em geral, a cultura comercial tem por finalidade a alimentação de pássaros, substituindo o alpíste, sendo utilizado também para adubação verde e para obtenção de palhada destinada à cobertura do solo para o Plantio Díreto na Pa!ha (PDP)

    ResponderExcluir