quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Orgânicos – Natureza à mesa





''Alimentos orgânicos são garantia de saúde e equilíbrio ecológico.''


A preservação do meio ambiente é um dos mais importantes assuntos da atualidade. Através da agricultura orgânica, valorizamos a vida no planeta. O consumo de alimentos orgânicos é uma tendência no Brasil e no exterior. 

Produtos orgânicos são aqueles in natura ou processados, vegetais ou animais, obtidos sem a utilização de fertilizantes químicos ou agrotóxicos ou hormônios artificiais para promover crescimento. São frutos de um sistema de produção agrícola que utiliza recursos naturais e humanos de maneira equilibrada. 

São três os pilares que sustentam a agricultura orgânica:

- Cultivo natural: é proibido o uso de agrotóxicos, adubos químicos, artificiais e conservantes. 

- Equilíbrio ecológico: a produção respeita o equilíbrio microbiológico do solo. O processo fica mais sustentável, sem degradar a biodiversidade. 

- Respeito ao homem: leis trabalhistas, ganho por produtividade, treinamento profissional e a qualidade de vida dos envolvidos no processo são levados em conta. 

Estudos apontam que o valor nutricional do alimento orgânico é superior ao do alimento cultivado de maneira convencional, pois os orgânicos são produzidos a partir de um solo mais rico e equilibrado. 

Pesquisas mostram ainda a superioridade das características sensoriais em alimentos orgânicos. O aroma e sabor são mais acentuados e as cores mais vivas.

Todos os produtos orgânicos devem receber um selo de certificação, concedido por uma agência certificadora credenciada. 

O selo garante um produto isento de contaminação química, produzido em ambiente ecologicamente equilibrado, a qualidade nutricional e biológica do alimento, bem como a qualidade de vida de quem vive no campo e nas cidades.

Quais são as diferenças entre os dois tipos de agricultura?



Como escolher e armazenar 

Os alimentos perecíveis como frutas, verduras e legumes, devem ser adquiridos para consumo no dia ou no máximo para a semana. Procure escolher os produtos ainda não muito maduros.

Verifique se consta o selo da certificadora na embalagem, o que é uma garantia de que realmente é orgânico.

Se tiver que escolher apenas alguns alimentos para levar, fique com cenoura, pimentão, tomate, morango, batata e alface que, geralmente, são os mais contaminados por agrotóxicos quando produzidos de maneira convencional. 

Depois das compras, aproveite e já deixe os alimentos limpos para serem guardados. 


Lave cuidadosamente em água corrente e deixe de molho em solução de vinagre (2 colheres de sopa p/ cada litro de água) por 20 min. O vinagre também deverá ser orgânico.

10 RAZÕES PARA CONSUMIR PRODUTOS ORGÂNICOS

1 ) Sua comida é mais gostosa (aroma, cor e sabor mais intensos).
2 ) As substâncias químicas ficam fora de seu prato (são mais saudáveis porque não contêm produtos químicos, como os pesticidas). 
3 ) Você protege as futuras gerações da contaminação química (água, solo, água, animais, pessoas).
4 ) Você protege a qualidade da água (sem contaminar rios). 
5 ) Você refaz bons solos (evitando a erosão).
6 ) Você gasta menos, com melhor nutrição (maior qualidade e teor em vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas).
7 ) Você paga o verdadeiro custo da comida.
8 ) Você ajuda o pequeno agricultor.
9 ) Você ajuda a restaurar a biodiversidade (protegendo a vida animal e vegetal).
10 ) Você reduz o aquecimento global e economiza energia. Economizar energia é um consumo consciente.


Fonte: Bruna Murta - Nutricionista da rede Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário