segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Conhecendo Chefs - Chef Marcos Fabio

Para que se entenda melhor o que será realizado:

Será postado algumas vezes entrevistas realizadas por mim, com novos Chefs que estão despontando, ou então com Chefs já conceituados no mercado de trabalho e que eu tenho a oportunidade de conhecer e conversar!

Para dar início a esse quadro do nosso blog, segue abaixo a entrevista realizada com o Chef Marcos Fabio de Curitiba-PR, proprietário do espaço La Mia CucinaAlém de Chef de Cuisine, Marcos é Sommelier e acabou de regressar de uma viagem da Itália (onde em outra oportunidade, saberemos mais sobre essa viagem). Enfim é o grande amigo que fiz em Curitiba, meu companheiro de turma, de bancada, de trabalho e de banca final; quem me incentivou a também me tornar sommelier, e que me ensinou muitas coisas do mundo da Gastronomia e do Vinho.






Onde você está trabalhando?
Atualmente tenho meu próprio espaço de gastronomia e vinhos.

Qual o tipo de comida de lá?
Basicamente todas, pois vario muito e gosto de trabalhar com todas, especialmente a italiana.

Como é chefiar uma cozinha?
Pra mim é fácil pois trabalho só e no máximo uma pessoa pra ajudar,mas não tem segredos,mas já chefiei uma cozinha com 10 pessoas ai a coisa complica um pouco.

Você continua estudando?
Sim,sempre,não paro,tenho muitos livros e sempre estou criando coisas novas e misturando minhas idéias.

Qual o tipo do público que consome suas comidas?
Pessoas que gostam de gastronomia e entendem as suas variações e a qualidade de uma boa comida.

Por que escolheu cozinhar?
Aprendi com meus pais e me apaixonei, pois gosto muito de comer bem e para facilitar resolvi fazer a minha comida e assim fui passando pra frente até virar um negócio.

Se considera apaixonado por comer e cozinhar?
Com certeza.

Prefere comer ou cozinhar?
Os dois.

Costuma cozinhar pensando em quem vai comer(consumidor comercial, ou mesmo
algo mais pessoal)?
Sempre, normalmente faço o que as pessoas gostam mas ao mesmo tempo tento mudar alguns conceitos.

Costuma harmonizar bebidas com seus pratos?
Sempre com vinho.

Como vê a bebida? Fundamental? Secundaria? E por que?
Fundamental tanto na preparação quanto no aspecto de um jantar,pois uma boa refeição seja em um jantar formal ou informal com a bebida certa vc estará agregando conhecimento e prazer em uma boa harmonização.

Prato favorito do dia a dia?
Salada com muitas folhas, arroz, feijão, carne (qualquer), podendo variar uma massa de vez em quando.

Melhor bebida?
Vinho e água

Em um jantar informal o que costumar beber?
Sempre vinho

Vinho, vinho e vinho ou existe lugar para cerveja na culinária?
Claro que existe, mas eu não sou um conhecedor de cerveja, porem existe! Já fiz isso. Hoje em dia não mais.

Gosta de fazer comida tipicamente brasileira? E por que?
Gosto muito, pois a variedade de produtos que o Brasil tem nos deixa muito a vontade para criarmos vários pratos, até podendo fugir do dia a dia.

O que acha da cozinha contemporânea?
Importantíssima ,ao mesmo tempo pode-se fazer um clássico, colocar o seu conhecimento e ser audacioso 
quanto criar um novo prato sem sair do básico mas com um toque contemporâneo.

É fã de um chef? E por que?
Sim, muitos! Todos que estudaram comigo: Alisson, Célia, Ângela, Dani, pois todos aprenderam muito, sempre estavam focados no conhecimento e me ajudaram muito também. Beto Madalosso, Néia Zucoloto, todos meus professores Chefs, Celso Freire, Jamie Oliver - muito versátil e inovador, Célia e Gustavo (de Paris), em uma dia de jantar e conversas aprendi muito com eles.

_ Questões básicas, porem que muitos tem curiosidade de saber a respeito de Chefs. espero que tenham gostado, e em breve, mais entrevistas - aguardem!!!

2 comentários:

  1. Excelente entrevista com o Marcos Fábio, com certeza um amante da boa culinária, claro sempre regada a bons vinhos...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcos Fabio, vc merece o espaço que vem conquistando, obrigado por ser lembrada entre os chefs que vc é fã. Um abraço.
    Néia Zucoloto

    ResponderExcluir